Cuiabá, Sexta-Feira, dia 17 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Questão de Gênero

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
MPES realiza o lançamento do projeto Questão de Gênero do MPMT
21/11/11 
 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da Mulher, realizou na segunda-feira (21), às 16 horas, o lançamento do projeto “Questão de Gênero”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.


O projeto, oriundo do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), é de autoria da promotora de justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, que escreveu sua cartilha e palestra e foi lançado pelo MPES após convênio firmado com o Ministério Público Mato-Grossense.
 

A iniciativa visa o desenvolvimento conjunto de atividades voltadas ao aperfeiçoamento do combate institucional à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado. Também pretende promover a efetivação da Lei Maria da Penha, por meio de campanhas, projetos, seminários, congressos, oficinas de trabalho, curso de capacitação, dentre outras iniciativas. No Espírito Santo, a implantação do projeto se deu a partir da proposta pela coordenadora (Nevid), a promotora de Justiça Sueli Lima e Silva.


O público-alvo são estudantes, profissionais da rede de ensino, famílias, indivíduos e demais integrantes da rede de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher. Contará com a parceria dos serviços disponibilizados pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher, com intuito de modificar a cultura de violência, que muitas vezes começa dentro de casa.


Em Cuiabá-MT o Projeto Questão de Gênero durou dois anos, foi desenvolvido por Lindinalva e pela promotora Elisamara Sigles Vodonós Portela, percorreu escolas públicas e privadas no período noturno e atendeu a milhares de alunos, obtendo muito êxito , sendo, inclusive, premiado pelo Governo Federal dentre os três melhores trabalhos de combate a violência doméstica do Brasil, já tendo sido lançado nos Estados da Bahia, Ceará e diversos municípios de muitos outros Estados.

A promotora Lindinalva, que na solenidade representou o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho disse “simples é dinâmica do projeto, no qual promotores de justiça que atuam no combate à violência doméstica, visitam ordenadamente escolas e universidades públicas e privadas da cidade, no período noturno, fazendo palestras, interagindo com os alunos e professores, levando conhecimento, respondendo às indagações, demonstrando em linguagem acessível e dinâmica, a importância do combate à violência de gênero na comunidade. É o Ministério Público Social, com seus membros deixando seus gabinetes para ir onde o povo está, nas periferias, nos guetos, dos bairros mais nobres aos mais humildes, ouvindo-os e orientando-os, atuando de forma preventiva”.

HOMENAGEM

Pela autoria e implementação do projeto “Questão de Gênero” em Mato Grosso, a promotora de justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e o procurador-geral de justiça do estado de Mato Grosso Marcelo Ferra de Carvalho foram homenageados pelo Ministério Público do Espírito Santo com “Moção de Congratulações”, entregue pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Espírito Santo, Fernando Zardini Antonio e pela promotora de Justiça Sueli Lima e Silva.

Sueli ressaltou : “neste momento histórico, decide-se fazer o momento, conclamando ações singelas, mas certamente capazes de livrar muitas mulheres da discriminação e da violência, bem como diversos homens da prisão real ou de suas consciências, pois embora a legião de jovens seja hoje a maior da história, suas necessidades são freqüentemente ignoradas, por isso a iniciativa do MPMT e da Dra Lindinalva nesse sentido, merecem ser ressaltadas e reconhecidas publicamente

Veja as imagens da solenidade:  http://www.lindinalvarodrigues.com.br/materias.php?id=2558&subcategoriaId=13 

 

 

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
parabéns
Autor: ivana Battaglin Dia 25/11/2011 - 16:38
Parabéns, Lindinalva e Sueli! Suuuuper parabéns!!!!!
iniciativa fantástica
Autor: Marcelo Dia 23/11/2011 - 19:55
Parabéns a promotora Dra Sueli por trazer para Vitória este belo trabalho de Cuiabá. Vitória necessitava muito de um trabalho preventivo. Assisti aqui em Vitória há meses atrás uma palestra da Dra Lindinalva no TJES e fiquei encantado com o trabalho dela. Que Deus abençoe as duas neste trabalho de proteção das nossas mulheres e instrução aos nossos jovens. Marcelo Teodoro
Mais Questão de Gênero
17/05/12
Projeto "Questão de Gênero"se apresenta na Escola Cesário Neto
22/09/11
PALESTRA DO "QUESTÃO DE GÊNERO" CONTA COM PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE DO ESPÍRITO SANTO
19/10/12
Promotores do Espírito Santo reproduzirão o Projeto Questão de Gênero
29/06/12
Espírito Santo: "Projeto Questão de Gênero" vai à Penitenciária Feminina de Cariacica
28/02/12
Ministério Público do Espírito Santo promove "Projeto Questão de Gênero" em março
13/05/11
PROJETO "QUESTÃO DE GÊNERO"CUMPRE COM SEU PAPEL SOCIAL DE INFORMAR E PREVENIR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
14/02/11
Projeto Questão de Gênero se apresenta em escola pública
Projeto "Questão de Gênero", desenvolvido pelas Promotorias Especializadas de Cuiabá é finalista no Prêmio Boas práticas na Aplicação, Divulgação e Implementação da Lei Maria da Penha
DISTRITO DA GUIA RECEBE PELA SEGUNDA VEZ O PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO FOI MUITO BEM RECEBIDO EM ESCOLA DO RESIDENCIAL PAIAGUÁS
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO É APRESENTADO NO DISTRITO DA GUIA
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL CESÁRIO NETO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO REÚNE ALUNOS NO BAIRRO PEDRA 90
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173