Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Questão de Gênero

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
PROMOTORAS DE JUSTIÇA DO CEARÁ E ASSISTENTE SOCIAL DO MP DA BAHIA VÊM A CUIABÁ CONHECER O "PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO"
25/08/10 

As Promotorias da Mulher de Cuiabá, receberam no dia 25.08.2010,quarta feira, as promotoras de justiça do Ceará Liduína Maria de Sousa Martins e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura , bem como a assistente social do Ministério Público da Bahia Cynthia Martins do Amaral, que vieram assistir a uma apresentação do "Projeto Questão de Gênero".

Juliana e Liduina são Promotoras criminais que trabalham na área de violência doméstica no Ceará, enquanto Cynthia integra a equipe multidisciplinar do GEDEM ( Grupo Especial de Defesa da Mulher), coordenado pela promotora de Justiça Márcia Teixeira, que funciona há quatro anosna cidade de Salvador.

Logo no início da manhã, as visitantes foram recebidas pelas promotoras Lindinalva Rodrigues e Elisamara Portela e no almoço contaram com a presença da Superintendente Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, Ana Emília Sotero e da Juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica Adriana Coninghan.


Almoço em peixaria cuiabana


Reunião no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Após o almoço a equipe se dirigiu até a sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Cuiabá, presidido atualmente por Ana Emília Sotero, que informou as visitantes sobre os projetos de políticas públicas para mulheres vítimas de violência que serão desenvolvidos em breve pelo governo do Estado, esclarecendo que temos uma casa abrigo e o REVIV, destinados especificamente ao atendimento de vítimas, que é mantido pelo Município de Cuiabá.

Seguindo a programação, as visitantes conheceram a sede das promotorias de violência doméstica de Cuiabá e se mostraram impressionadas com a estrutura do local, destinado a oferecer melhor conforto para membros, servidores e vítimas que lá comparecem diariamente.

ceara3
Encontro no gabinete na promotora Lindinalva


Visitantes na sede da Promotorias da Mulher de Cuiabá

As convidadas também foram até o fórum conhecer a estrutura e sistemática de atendimento das Vara Especializadas da Mulher, onde foram recebidas pelas Magistradas Ana Cristina Silva Mendes e Adriana Coninghan, que explicaram a forma de atuação do Poder Judiciário no enfrentamento da violência doméstica em Cuiabá.

ceara5
Na sala de audiências da 2ª Vara Especializada, com a Magistrada Adriana Coninghan 


Na sala de audiências da 1ª Vara, com a Juíza Ana Cristina Silva Mendes

Por volta das 19:30, as visitantes já estavam na Escola Estadual Pedrosa Morais e Silva, situada no Bairro Novo Paraíso, para assistirem a apresentação do Projeto Questão de Gênero, no qual as promotoras de justiça Elisamara  Portela e Lindinalva Rodrigues , com o apoio dos servidores Laura Alencar, Mirella Peralta, Jilson Farias e Wanderley Neves, proferiram  palestras sobre questões relacionadas a discriminação de gênero, violência doméstica e Lei Maria da Penha, tendo ao final debatido o tema e tirado dúvidas dos alunos, professores e membros da comunidade presentes.

ceara7
Promotora Lindinalva proferindo palestra na escola  Promotora


 Elisamara no momento em que apresenta o Projeto Questão de Gênero

ceara15
Após as palestras a promotora Lindinalva recebe a pergunta dos alunos

Nossas ilustres convidadas assistem a apresentação do Projeto

Policiais que acompanharam as palestras tiram suas dúvidas

ceara16
 Interessados,os alunos sempre querem saber mais

O Projeto do MPMT, que já dura 01 ano e sete meses, foi recentemente selecionado entre os três finalistas, como melhores de sua categoria no Brasil, no Prêmio Boas Práticas, promovido pela Secretaria de Política da Mulheres do Governo Federal, razão pela qual despertou maior interesse das operadoras jurídicas visitantes , que pretendem reproduzi-lo em seus estados.

Wanderleya Gomes da Silva(imagem abaixo), aluna do período noturno da escola visitada, possui 29 anos, assistiu a apresentação do projeto e declarou o seguinte: "Esta palestra me abriu os olhos em relação ao abuso sexual e a violência doméstica, creio que a Lei Maria da Penha melhorou muito a punição a estes crimes em nossa sociedade".

ceara11

A aluna disse ainda que o tema chamou muito a sua atenção, posto que já foi vítima de violência doméstina na época em que conviveu com um homem que bebia constantemente, relatando que quando finalmente criou coragem e decidiu deixar a relação abusiva, o companheiro não aceitava de forma alguma a separação e ela teve de buscar ajuda, registrando uma ocorrência na delegacia de polícia.

A promotora de justiça do Ceará Liduína Maria de Sousa Martins (imagem acima), nos deixou emocionante mensagem após a apresentação do projeto: "A experiência desse Projeto Questão de Gênero me inspira profundamente na minha luta diária perante a Promotoria de Justiça. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está de parabéns pela atuação de toda essa equipe devotada ao combate e prevenção à violência doméstica. Espero poder contar sempre com a ajuda das colegas daqui, pois a excelência de seus trabalhos serão sempre uma referência e um modelo a ser seguido. Agradeço a oportunidade e aprendizado". 

Juliana Cronemberger de Negreiros Moura , também promotora no Ceará ( imagem abaixo),por sua vez, afirmou que: "A palestra é feita em linguagem simples e acessível, trazendo uma visão bastante realista da violência de gênero. As imagens fortes certamente levam o público a pensar. A iniciativa aproxima o Ministério Público da comunidade, levando informação e provocando a reflexão".

 Já a assistente social do Ministério Público da Bahia Cynthia Martins do Amaral (imagem abaixo)disse que: "A palestra abordou de forma clara e objetiva questões tão complexas e com tantos fatores determinantes. Os recursos visuais concretos de violência apresentados mobilizaram o público, oferecendo subsídios para tomada de consciência".

O Ministério Público do Ceará já realizou e assinou convênio com o Ministério Público de Mato Grosso para, sob a coordenação da Procuradora de Justiça Magnólia Barbosa, implementar naquele estado o Projeto Questão de Gênero.

Conheça todos que participaram da execução desta apresentação do Projeto Questão de Gênero, da esquerda para a direita (foto acima): Eduardo Dalla Costa Rodrigues, grande entusiasta da causa antiviolência de gênero, casado com a promotora Lindinalva; a assistente social do Ministério Público da Bahia Cynthia Martins do Amaral ; Mirella Peralta, eficiente servidora das Promotorias Especializadas; Jilson Farias , também prestativo e dedicado servidor das Promotorias Especializadas; a promotora Lindinalva Rodrigues; Juliana Cronemberger de Negreiros Moura , promotora no Ceará; Elisamara Portela, Promotora de Mato Grosso; a promotora de justiça do Ceará Liduína Maria de Sousa Martins ; Laura Alencar, competente servidora da promotoria especializada, que atua de forma permanente na execução do projeto e Wanderley Neves, imprescindível servidor das promotorias especializadas, responsável pelas instalações dos recursos audiovisuais do projeto.

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Questão de Gênero
17/05/12
Projeto "Questão de Gênero"se apresenta na Escola Cesário Neto
21/11/11
MPES realiza o lançamento do projeto Questão de Gênero do MPMT
22/09/11
PALESTRA DO "QUESTÃO DE GÊNERO" CONTA COM PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE DO ESPÍRITO SANTO
19/10/12
Promotores do Espírito Santo reproduzirão o Projeto Questão de Gênero
29/06/12
Espírito Santo: "Projeto Questão de Gênero" vai à Penitenciária Feminina de Cariacica
28/02/12
Ministério Público do Espírito Santo promove "Projeto Questão de Gênero" em março
13/05/11
PROJETO "QUESTÃO DE GÊNERO"CUMPRE COM SEU PAPEL SOCIAL DE INFORMAR E PREVENIR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
14/02/11
Projeto Questão de Gênero se apresenta em escola pública
Projeto "Questão de Gênero", desenvolvido pelas Promotorias Especializadas de Cuiabá é finalista no Prêmio Boas práticas na Aplicação, Divulgação e Implementação da Lei Maria da Penha
DISTRITO DA GUIA RECEBE PELA SEGUNDA VEZ O PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO FOI MUITO BEM RECEBIDO EM ESCOLA DO RESIDENCIAL PAIAGUÁS
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO É APRESENTADO NO DISTRITO DA GUIA
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL CESÁRIO NETO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO REÚNE ALUNOS NO BAIRRO PEDRA 90
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173