Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Questão de Gênero

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
PROMOTORAS PROFEREM PALESTRA EM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS
30/07/10 

drog1

Na tarde de hoje, 30.07.2010, as Promotoras de Justiça Lindinalva Rodrigues e Elisamara Portela, acompanhadas dos Servidores do Ministério Púplico Mauro Faustino,Laura Alencar e Wanderley Neves,levaram a palestra do Projeto "Questão de Gênero" até a casa de recuperação de dependentes químicosDesafio Jovem, situada no município de Nossa Senhora do Livramento-MT, que possui atuamente aproximadamente 30 internos.

As Promotoras, acompanhadas do Coordenador da Casa Joel Vieira de Araújo, conheceram as instalações e tomaram conhecimento da forma como se dá o tratamento dos internos.
Os internos permanecem no local de forma voluntária, em tratamento que dura no máximo nove meses, divididos em duas fases, sendo a primeira e mais difícil, exatamente os primeiros 45 dias. 

drog3

O Centro de Recuperação funciona na zona rural, numa chácara do Vereador de Várzea Grande Antônio Cardoso de Andrade Neto, idealizador do local, que realmente impressiona, pelo belo trabalho realizado, com ajuda de voluntários e doações dos familiares dos internos.

O Centro merece maior atenção do poder público, que poderia investir no local, para que pudesse receber uma maior quantidade de dependentes químicos, bem como para poder contratar profissionais técnicos necessários, como médicos e psicólogos.

A senhora Francelina Alves de Anunciação, que é mãe de um dos internos e estava no local para visitá-lo e assistir a pelestra disse que: "meu filho está aqui há menos de 30 dias , é viciado desde a adolescencia e estou com muita esperança de que irá se recuperar".

Chama atenção no local o maravilhoso e voluntário trabalho prestado pela psicóloga Josaídes Nunes Ferreira Leite, que está sempre no centro e não mede esforços para ajudar os internos e seus familiares. 

A psicóloga foi quem convidou o Projeto Questão de Gênero para visitar o centro e impressiona pela boa vontade e disposição para servir ao próximo e a sociedade.

drog5

Outro grande sustentáculo do Centro é a Igreja Assembléia de Deus, com sede no local, onde os internos encontram conforto espiritual para suportar as privações do tratamento, feito sem auxílio de medicamentos.

A Promotora Lindinalva Rodrigues  proferiu palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, violência de gênero , a importância do tratamento da dependência química, sua sequelas e Lei Maria da Penha , que  atraiu a atenção dos internos

A Promotora Elisamara Portela proferiu palestra sobre  abuso sexual contra crianças e adolescentes e combate a pedofilia.
Os presentes demonstraram interesse, do início ao fim, pelos temas debatidos.

drog7


Luiz Mário Pires da Silva, casado, pai de dois filhos, interno há  24 dias declarou que é "dependente há 16 anos e essa é a segunda vez que procura tratamento, embora a primeira tenha sido em um outro centro de recuperação. Achei as palestras ótimas, pois trouxeram mais esclarecimento, principalmente do mundo machista,trouxe informações de fatos que pessoas que não vivem nesse mundo de brigas e violência doméstica não imaginam que existe, mostrou que todos esses crimes tem muito a ver com o ciúme e com a grande cobrança de fidelidade por parte do homem. Concordo com a Lei Maria da Penha, pois na realidade o que ela quer passar é que devemos ter a mulher como companheira,amiga e que se colocarmos tudo o que foi falado hoje aqui ou pelo menos parte do que foi falado,estamos melhorando o relacionamento e a convivência entre mulheres e homens.”

O evento encerrou com um lanche oferecido pelos internos para as promotoras e sua equipe e foi repleto de alegria para todos que dele fizeram parte. 

Na imagem as Promotoras Lindinalva Rodrigues e Elisamara Portela, com a psicóloga Josaídes Nunes, o Coordenador Joel Vieira, o pastor da igreja Assembléia de Deus e  o filho do Vereador Antônio Cardoso. Ao fundo o Servidor Mauro Faustino.

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Questão de Gênero
17/05/12
Projeto "Questão de Gênero"se apresenta na Escola Cesário Neto
21/11/11
MPES realiza o lançamento do projeto Questão de Gênero do MPMT
22/09/11
PALESTRA DO "QUESTÃO DE GÊNERO" CONTA COM PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE DO ESPÍRITO SANTO
19/10/12
Promotores do Espírito Santo reproduzirão o Projeto Questão de Gênero
29/06/12
Espírito Santo: "Projeto Questão de Gênero" vai à Penitenciária Feminina de Cariacica
28/02/12
Ministério Público do Espírito Santo promove "Projeto Questão de Gênero" em março
13/05/11
PROJETO "QUESTÃO DE GÊNERO"CUMPRE COM SEU PAPEL SOCIAL DE INFORMAR E PREVENIR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
14/02/11
Projeto Questão de Gênero se apresenta em escola pública
Projeto "Questão de Gênero", desenvolvido pelas Promotorias Especializadas de Cuiabá é finalista no Prêmio Boas práticas na Aplicação, Divulgação e Implementação da Lei Maria da Penha
DISTRITO DA GUIA RECEBE PELA SEGUNDA VEZ O PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO FOI MUITO BEM RECEBIDO EM ESCOLA DO RESIDENCIAL PAIAGUÁS
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO É APRESENTADO NO DISTRITO DA GUIA
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA NA ESCOLA ESTADUAL CESÁRIO NETO
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO REÚNE ALUNOS NO BAIRRO PEDRA 90
PROJETO QUESTÃO DE GÊNERO SE APRESENTOU NO CPA IV
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173