Cuiabá, Sexta-Feira, dia 17 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Pedofilia

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Lançamento da Campanha Contra a Pedofilia e o Abuso Sexual em Cuiabá-MT
 

O depoimento de uma mãe que teve sua filha de apenas três anos e meio abusada sexualmente pelo próprio pai causou emoção e indignação ontem (16/09), durante o lançamento da campanha promovida pelo Ministério Público e Assembleia Legislativa sobre o tema. Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade. O evento foi realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios.

A campanha “Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Ajude-nos a mudar esta página” será desenvolvida pelo Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa, com apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Unirondon e Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

“Essa campanha é uma tentativa de mudança que reconhece o valor da união para a busca dos mesmos ideais. É o Ministério Público, como instituição de defesa do Regime Democrático, trabalhando em parceria com instituições que representam a vontade popular”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

De acordo com o titular da Procuradoria Especializada da Infância e Juventude, procurador de Justiça Paulo Prado, a campanha prevê ações que buscam esclarecer e sensibilizar a sociedade e os poderes constituídos sobre as consequências do abuso sexual contra crianças e adolescentes e a necessidade de formação de uma rede de proteção às vítimas.

“Essa campanha é de todos nós. Vamos sair às ruas, indo às escolas e aos centros comunitários para esclarecermos a população sobre o tema. Nessa primeira etapa, cerca de 500 alunos das universidade parceiras serão orientados e passarão a ser multiplicadores de informações nos bairros”, informou Prado.

Para garantir que a informação chegue à população de forma acessível e clara, o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Corrêa, elaborou uma cartilha que irá facilitar os trabalhos dos multiplicadores. A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal vão providenciar a impressão de 50 mil exemplares do material.

O promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, que atua na Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, destacou que o trabalho integrado entre as instituições e as universidades no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes representa um marco, mas alertou sobre a necessidade de o Estado estar preparado para atender a demanda. “Essa campanha vai levantar feridas e com certeza haverá o aumento da demanda. O Estado precisa estar preparado para oferecer um atendimento eficiente”, afirmou o promotor de Justiça.

Ele reclamou da falta de estrutura da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e falou sobre a necessidade de o Ministério Público e Judiciário manterem , respectivamente, promotores de Justiça e juízes, específicos para atuarem nos casos de pedofilia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, assegurou que o Parlamento está preocupado com a questão e vem desenvolvendo ações contra a pedofilia. Garantiu também que serão previstas no orçamento de 2010 verbas para melhorar o atendimento nessa área.

De acordo com dados divulgados durante o lançamento da campanha, entre os anos de 2006 a 2008 foram registrados em Mato Grosso 4.579 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O montante refere-se apenas aos dados repassados pelos 30 Centros de Referência e Assistência existentes no Estado. Fonte: www.mp.mt.gov.br
 

CARTILHA DA CAMPANHA DE COMBATE A PEDOFILIA:

Cartilha_FINAL.pdf

PALESTRA DA CAMPANHA DE COMBATE A PEDOFILIA:

palestra_da_campanha_de_combate_ao_abuso_sexual.ppt


Notícias Correlatas:

http://brasilcontraapedofilia.wordpress.com/2009/09/16/campanha-contra-abuso-sexual-e-lancada-hoje-em-cuiaba/

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=304054

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1885288/instituicoes-lancam-cartilha-abuso-sexual-contra-criancas-e-adolescentes

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1885455/emocao-e-indignacao-marcam-lancamento-de-campanha-contra-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=50210

http://www.atribunamt.com.br/2009/05/senador-cobra-punicao-severa-contra-pedofilia/

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1901394/mpe-prepara-alunos-para-serem-multiplicadores-da-campanha-contra-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes

http://www.mp.mt.gov.br/noticias.php?IDCanal=NDA=&IDSubCanal=Mjk=&view=NzY3Mg==

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=2&p=2&n=461842
 

OS INTERESSADOS NA REPRODUÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS ESTADOS DEVEM ENTRAR EM CONTATO PARA FINS DE CONFECÇÃO DE CONVÊNIO


 

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Lindinalva
Autor: Euzení Aparecida Moreira Dia 19/06/2011 - 15:24
A promotora Lindinalva está de parabens é muito bom saber que os profissionais de justiça esta empenhadona estrategia produtiva de comunicação de promoção e prevenção a saude.obrigada. Posso ultilizar slaid na minha comunidade para mostrar a população
Lindinalva
Autor: Euzení Aparecida Moreira Dia 19/06/2011 - 15:24
A promotora Lindinalva está de parabens é muito bom saber que os profissionais de justiça esta empenhadona estrategia produtiva de comunicação de promoção e prevenção a saude.obrigada. Posso ultilizar slaid na minha comunidade para mostrar a população
Mais Pedofilia
17/05/12
Ministério Público participa de audiência pública sobre combate ao abuso sexual
Reprodução da Campanha em Outras Cidades
Capacitações para a Campanha contra a Pedofilia no ICE
Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes: MP promove capacitação para alunos da Unirondon
Primeiras damas de MT aderem à campanha contra Pedofilia
Terra Nova: MP promove lançamento de campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes
MPE apresenta campanha ao Tribunal Regional do Trabalho
MPE promove palestra sobre abuso sexual contra crianças em VG
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173