Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Promotoras Legais Populares

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Violência de gênero é tema de palestra das Promotoras Legais Populares
17/05/14 
Por: Renata de Paula Teixeira

 

 No último sábado, dia 17 de maio de 2014, de 08 às 17:30 foi realizada mais uma aula da segunda turma do Curso de Formação “Promotoras Legais Populares de Cuiabá – PLP/MT”.

Para iniciar os conteúdos a serem trabalhados foi realizada uma recapitulação da discussão desenvolvida na última aula, por meio da reflexão em subgrupos das seguintes perguntas: o que é ser mulher? e o que é ser homem?. Antes das alunas socializarem a discussão realizada nos subgrupos, foi solicitado que as mesmas expressassem as suas compreensões ou análises sobre o texto, entregue na aula passada, intitulado: “As mulheres como sujeitos políticos”. No bojo do debate as alunas destacaram a mulher como sujeito político, ou seja, sujeito da própria história. Ademais explanaram suas vivências enquanto líderes comunitárias e teceram exemplos de situações de desrespeito à mulher em diversos setores, sobretudo, no transporte público, sendo este assunto aprofundado.

Logo após, as alunas foram convidadas a assistir o filme “Acorda Raimundo”, que reforçou a discussão travada nos subgrupos acerca do que é ser homem e mulher. Na exposição, as alunas destacaram como característico do “ser homem”: o poder, força, provimento, autoritarismo, machismo, egocentrismo, a dominação, dentre outas. Com relação a “ser mulher” enfatizaram: o cuidado, amor, fragilidade, delicadeza, aceitação, submissão, conciliação, trabalho doméstico, múltipla jornada de trabalho e dentre outras. Deste modo, foi reafirmada a construção sócio histórica e cultural do homem e da mulher na sociedade. Outrossim, na apresentação dos subgrupos foi pontuado a importância da mulher na construção de uma cultura não machista, através do processo de criação dos seus filhos. Para finalizar o turno da amanhã foi realizada a leitura coletiva de trechos da cartilha da COPEVID que abarca a temática de gênero.

A tarde a aula contou com a participação ilustre da Professora e Mestre Madalena Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Estudo sobre a Mulher e as Relações de Gênero – NUEPOM, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professora Madalena, de forma envolvente e instigante, suscitou junto às alunas uma reflexão sobre a presença da mulher na história da humanidade, tendo como eixo central a sua participação na religião. Nesta perspectiva, Madalena trouxe à tona a contribuição das mulheres na propagação da doutrina de Jesus. Ela ainda apresentou alguns fragmentos de leis e códigos milenares, que expressam a desigualdade entre homens e mulheres, isto é, a opressão e a submissão da mulher,  estando o conteúdo de muitos ainda arraigados na sociedade atual. Conforme Madalena, muitos elementos desses escritos não estão mais nas leis, mas estão nos valores e no imaginário da sociedade. Nesta ótica, ela ressalta que a luta das mulheres é árdua, necessitando assim da união das mulheres e da solidariedade entre as mesmas.  Além disso, ratificou a importância de buscar a história da mulher na sociedade e chamou atenção para a responsabilidade das alunas enquanto mulheres na construção da sociedade. Outro aspecto mencionado pela professora foi a análise de que a sociedade capitalista patriarcal anula o princípio feminino dentro do homem e o princípio masculino na mulher, tendo isso rebatimentos para a mulher e o homem. Assim, Madalena faz a observação do ônus da cultura machista também para o homem.

Ao abrir para o debate, as alunas tiveram participação ativa realizando perguntas e considerações a partir da exposição da professora. As alunas também fomentaram a discussão de outros temas, os quais enriqueceram ainda mais o debate como: aborto e movimento feminista, tendo a palestrante tecido algumas análises sobre os mesmos.

As alunas a cada aula se envolvem com as discussões, tendo liberdade para expôr suas ideias, tirar dúvidas e realizar questionamentos. Vale destacar que essa participação é fundamental no processo de formação das futuras Promotoras Legais Populares e demonstra o interesse com o curso e com as temáticas trabalhadas.

 

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Promotoras Legais Populares
28/03/15
Turmas de Promotoras Legais Populares se reúnem para traçar metas de trabalho
26/03/15
Promotoras Legais Populares de Cuiabá são homenageadas
28/02/15
Emoção, autoconhecimento e valoração do trabalho em equipe marcam o útimo dia de aulas da segunda turma do PLP
07/02/15
Promotores e Terapeuta dão aulas para as Promotoras Legais Populares
31/01/15
Promotoras Legais Populares visitam a Secretaria de Segurança Pública
13/12/14
Promoras Legais Populares tem aulas sobre saúde da mulher e doenças sexualmente transmissíveis
29/11/14
Primeiros socorros, álcool e drogas são temas de palestras no PLP-MT
08/11/14
alunas so PLP têm aulas sobre adoção, previdência social e direito do consumidor
25/10/14
Educação, bullying e assistência social são temas de debate no projeto Promotoras Legais Populares
10/10/14
Promotoras Legais Populares e parceiros realizam seminário
11/10/14
Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente são estudados no PLP
27/09/14
Os diversos formatos de família são debatidos pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
13/09/14
Promotoras Legais Populares estudam Direito de Famíia
30/08/14
Formação socioeconômica do Brasil foi o tema do encontro do Curso de Formação Promotoras Legais Populares de Cuiabá
16/08/14
Organização do Estado e Participação Popular são temas dos trabalhos do Projeto Promotoras Legais Populares
02/08/14
Promotoras Legais Populares de MT estudam a Constituição Federal , os direitos fundamentais e o perfil dos agressores domésticos
26/07/14
O conhecimento dos próprios direitos foi o tema da reunião das Promotoras Legais Populares - MT
07/06/14
Alunas do PLP têm aulas sobre a Lei Maria da Penha com promotora, juíza e defensora pública
30/06/14
A Lei Maria da Penha sob a perspectiva feminista é debatida pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
24/05/14
Lei Maria da Penha é estudada pelas alunas do Projeto Promotoras Legais Populares
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173