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O conhecimento dos próprios direitos foi o tema da reunião das Promotoras Legais Populares - MT
26/07/14 
Por: Renata de Paula Teixeira

 

No dia 26 de julho de 2014, de 13 às 17 horas, foi realizado mais um encontro do Curso de Formação 'Promotoras Legais Populares de Cuiabá” – PLP/MT. Este encontro foi marcado pela realização de atividades lúdicas e dialógicas sobre violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha.


As alunas se dividiram em cinco grupos para realizarem a atividade do “Jogo da Mulher”, que consiste em um baralho desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal com o objetivo de conhecer os direitos das mulheres, de uma maneira fácil e divertida. As cartas contém informações sobre os direitos das mulheres, serviços especializados e sobre a Lei Maria da Penha. Após esclarecer e orientar as alunas acerca do jogo, as mesmas divertiram e aprenderam com esse material educativo.


Ao dialogar sobre a vivência e a experiência em participar desse jogo as alunas destacaram: o caráter lúdico da atividade; a aprendizagem a partir de uma brincadeira; o conhecimento das ações desenvolvidas pelo Distrito Federal como parâmetro para construção das políticas no estado de Mato Grosso; a apreensão de informações desconhecidas; a linguagem clara; a possibilidade de memorização do conteúdo; a facilidade de absorção de informações por meio da brincadeira; a criatividade da proposta; o conteúdo interessante das mensagens; a vivência da primeira vez que joga baralho; e outras.


No que diz respeito ao conteúdo adquirido e/ou reafirmado pela atividade, as alunas enfatizaram: o fato da violência doméstica contra a mulher, a partir da Lei Maria da Penha, ser um crime inafiançável; o direito da mulher de ter acompanhante durante o trabalho de parto; a disponibilização no Distrito Federal de vagão no metrô exclusivo para as mulheres; a inclusão na Lei da violência patrimonial; a aplicação da Lei nas relações homoafetivas entre mulheres lésbicas ou bissexuais; e dentre outros. Ademais durante a abertura para a conversa muitas alunas trouxeram situações e exemplos de violência contra a mulher, desde a violência institucional até a doméstica e familiar. Para finalizar foi solicitado que as alunas pesquisem sobre o ciclo da violência contra a mulher, um dos temas a ser abordado na próxima aula.


Destaca-se que com a realização de uma atividade lúdica propiciou a interação entre as alunas, a compreensão e afirmação dos conhecimentos já abordados por meio de uma brincadeira, bem como a demonstração da importância da utilização de técnicas diversas para trabalhar a temática da violência contra a mulher.
 

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