Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Promotoras Legais Populares

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Primeiros socorros, álcool e drogas são temas de palestras no PLP-MT
29/11/14 
Por: Renata de Paula Teixeira

 

 No dia 29 de novembro de 2014, no período vespertino foi realizado mais um encontro do  Curso de Formação Promotoras Legais Populares – PLP/MT, dando início as discussões atinentes à saúde. Para tanto foi abordada as temáticas: “Álcool e outras drogas”, pela terapeuta do CIAPS Adalto Dotelho (Unidade III), Marli Bitencourt e “Primeiros Socorros”, pelo Presidente da Cruz Vermelha de Mato Grosso, Prof. Manoel Theodoro.  

Marli para explanar sobre o tema “Álcool e outras drogas” iniciou esclarecendo as mulheres o que é droga e apresentando os grupos de drogas, quais sejam: depressora da atividade do sistema nervoso central – SNC, estimulante da atividade do SNC e perturbadora da atividade do SNC. Destacou as drogas pertencentes a cada grupo e mostrou de forma ilustrativa cada uma. A terapeuta trouxe alguns dados em âmbito nacional sobre o uso das drogas e fez uma reflexão com as alunas acerca das consequências do uso nas diversas esferas da vida: saúde pública, violência urbana, trânsito, família, trabalho e dentre outras.

Marli também trabalhou com a classificação das drogas como lícitas e ilícitas, aprofundando sobre cada tipo de droga, com destaque para as ilícitas. Sendo assim, a terapeuta explicou cada droga ilícita pontuando a sua origem, a forma de utilização, o efeito etc. Em seguida orientou sobre o padrão de consumo, enfatizando a diferença entre uso nocivo ou abusivo e dependência química e sobre os fatores de risco e proteção, os quais estão relacionados a seis domínios da vida: individual, familiar, escolar, midiático, amigos e comunidade de convivência. Marli destacou a importância da prevenção e, principalmente, da família e da escola como fatores de proteção ao uso de drogas. Informou os tipos de tratamento à dependência química, quais sejam: ambulatorial e internação (voluntária, involuntária e compulsória) e apresentou os serviços disponíveis para tratamento tais como: CIAPS Adalto Botelho (unidade III), CAPS álcool e droga, CAPS Adolescer, Clínicas particulares e Comunidades terapêuticas particulares e filantrópicas. Ainda enfatizou os grupos de autoajuda: Alcoólicos Anônimos – AA, Narcóticos Anônimos – NA, Al-anon, Amor Exigente – AE, e Pastoral da sobriedade.

Para finalizar chamou atenção para a necessidade de trabalhar a prevenção, de ampliar os serviços de tratamento e de capacitar os profissionais de saúde e de outras áreas. Ressalta-se que Marli adotou uma metodologia que facilitou a participação das alunas na discussão, ao trazer sua experiência na área. As mulheres envolveram na temática realizando perguntas, trazendo suas vivências, fazendo ponderações e análises. Outrossim, foi distribuído materiais sobre drogas, o que complementará as discussões travadas.

Na sequência o Professor Manoel abordou o assunto “Primeiros Socorros”, o qual foi desenvolvido pelo facilitador de forma clara, por meio da metodologia da problematização, realizando questionamentos as alunas, as quais participaram ativamente. Ele desenvolveu demonstrações práticas para  facilitar a compreensão das alunas, haja visto que este tema querer a parte interventiva. O professor esclareceu o que são primeiros socorros partindo do conhecimento das mulheres para a posteriori diferenciar primeiros socorros de primeiro atendimento hospitalar. Enfatizou a obrigatoriedade de prestar socorro, sendo a omissão de socorro um crime previsto no Código Penal, devendo por tanto todos e todas serem capacitados.

Prof. Manoel informou a sequência de ações a serem realizadas para prestar os primeiros socorros: segurança, avaliação, estabilização, imobilização e transporte, explicando e demonstrando cada medida. Após estas orientações, ele trabalhou com a prestação de socorro em diversos procedimentos, quais sejam: obstrução das vias aéreas, parada respiratória, parada cardíaca, anafilaxia, crise epilética, desmaio, intoxicação, hemorragia, ferimento, avulsão do olho, traumatismos nasais e na boca, queimadura, emergências diabéticas, mordidas e picadas, afogamento, acidente de trânsito, e múltiplas vítimas. Para expor os procedimentos ele fez as demonstrações práticas de socorro, questionou as mulheres sobre a medida correta e chamou estas a participarem da execução da ação.

Prof. Manoel exibiu vídeos que mostravam a realização dos primeiros socorros utilizando os métodos corretos, bem como desenvolvendo práticas equivocadas na prestação dos primeiros socorros. Ele concluiu enfatizando a importância deste conhecimento para as futuras Promotoras Legais Populares, as quais poderão disseminar  estas informações.

Esta aula abordou temáticas relevantes, que requerem análises críticas, pois muitas vezes são tratadas através de visões equivocadas e por crendices. Assim, as mulheres tiveram a oportunidade de refletir sobre drogas e primeiros socorros, de maneira qualificada e técnica, ultrapassando e desmistificando as visões do senso comum.  

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Promotoras Legais Populares
28/03/15
Turmas de Promotoras Legais Populares se reúnem para traçar metas de trabalho
26/03/15
Promotoras Legais Populares de Cuiabá são homenageadas
28/02/15
Emoção, autoconhecimento e valoração do trabalho em equipe marcam o útimo dia de aulas da segunda turma do PLP
07/02/15
Promotores e Terapeuta dão aulas para as Promotoras Legais Populares
31/01/15
Promotoras Legais Populares visitam a Secretaria de Segurança Pública
13/12/14
Promoras Legais Populares tem aulas sobre saúde da mulher e doenças sexualmente transmissíveis
08/11/14
alunas so PLP têm aulas sobre adoção, previdência social e direito do consumidor
25/10/14
Educação, bullying e assistência social são temas de debate no projeto Promotoras Legais Populares
10/10/14
Promotoras Legais Populares e parceiros realizam seminário
11/10/14
Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente são estudados no PLP
27/09/14
Os diversos formatos de família são debatidos pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
13/09/14
Promotoras Legais Populares estudam Direito de Famíia
30/08/14
Formação socioeconômica do Brasil foi o tema do encontro do Curso de Formação Promotoras Legais Populares de Cuiabá
16/08/14
Organização do Estado e Participação Popular são temas dos trabalhos do Projeto Promotoras Legais Populares
02/08/14
Promotoras Legais Populares de MT estudam a Constituição Federal , os direitos fundamentais e o perfil dos agressores domésticos
26/07/14
O conhecimento dos próprios direitos foi o tema da reunião das Promotoras Legais Populares - MT
07/06/14
Alunas do PLP têm aulas sobre a Lei Maria da Penha com promotora, juíza e defensora pública
30/06/14
A Lei Maria da Penha sob a perspectiva feminista é debatida pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
24/05/14
Lei Maria da Penha é estudada pelas alunas do Projeto Promotoras Legais Populares
17/05/14
Violência de gênero é tema de palestra das Promotoras Legais Populares
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173