Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Promotoras Legais Populares

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
2015 - PROMOTORAS LEGAIS POLULARES RETOMAM AS ATIVIDADES
Promotoras Legais Populares visitam a Secretaria de Segurança Pública
31/01/15 
Por: Renata de Paula Teixeira

 

                Para retomar as atividades do Curso de Formação Promotoras Legais Populares – PLP/MT no ano de 2015, as alunas realizaram no sábado, dia 31, no período matutino, uma visita técnica no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR/MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP.

A visita foi conduzida pelo 3º Sargento da Polícia Militar, Nunes Ramos, o qual recepcionou as mulheres, de forma acolhedora, bem como acompanhou tecnicamente a visita, realizando explicações e esclarecendo as dúvidas. Deste modo, as alunas tiveram a liberdade para realizar questionamentos e participar da visita de forma interativa.

Primeiramente a Coordenadora Técnica do PLP, Rosa Morceli, expôs o projeto para o Sargento e este se apresentou contando um pouco da sua história profissional na SESP e, especificamente, no CICCR/MT. Em seguida, Sarg. Ramos, contextualizou a criação do CICCR/MT, pontuando que a expressão centro de comando constitui em uma terminologia nova, sendo antes denominado Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP.

O CIOSP teve início em Mato Grosso no dia 06 de agosto de 2002, visando o bem-estar da sociedade ao integrar as informações de segurança pública  para que sejam tomadas as providências necessárias. Ressalta-se que antes do CIOSP as informações dos órgãos de Segurança Pública eram fragmentadas e direcionadas para diferentes áreas. Já a ideia do Centro Integrado de Comando e Controle foi implementada no Governo Dilma, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo todos os locais sede do evento da Copa do Mundo equipados com o Centro Integrado.

Na oportunidade, Sargento Ramos apresentou o organograma do CICCR/MT, o qual está atrelado ao Secretário Adjunto de Ações Integradas e ao Secretário de Segurança Pública e explicou a estrutura do Centro, que é composto por diversos setores: administrativo, de atendimento, operacional e técnico. Conforme Sarg. Ramos, o CICCR “é o coração da comunicação”, na medida em que reúne informações dos órgãos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Judiciária Civil, Secretaria Municipal de Transporte Urbano e Guarda Municipal. Ademais destacou que já houve momento do CIOSP reunir também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Nesta perspectiva, o CICCR/MT recebe todas as informações dos órgãos ligados a segurança pública e avalia estas demandas a partir de uma escala de prioridade, sendo urgente ou normal. Desta forma, o Centro recebe as ligações por meio do atendimento telefônico, em que se colhe as informações necessárias e, posteriormente, estas são encaminhadas para a sala de despacho, onde as ocorrências são direcionadas para as viaturas mais próximas ao local. Além desta intervenção, o Centro Integrado realiza a Vigilância Eletrônica Monitorada – VEM, tendo 102 câmeras instaladas em diversos pontos da capital e do município de Várzea Grande. Por meio das câmeras, segundo Sarg. Ramos, já foi possível controlar o tráfico de drogas, bem como identificar ocorrências como acidente de trânsito, roubo e outras.

Após as explicações do Sargento, as mulheres tiveram a possibilidade de conhecer toda a estrutura física do CICCR e o funcionamento das salas de atendimento e despacho e câmera. Na sala de atendimento elas puderam presenciar os atendimentos referentes às ligações do 190, tendo inclusive participado de uma ligação atinente à violência contra a mulher. Na sala de despacho e câmera foi possível compreender como ocorre o despacho das ocorrências para as viaturas e, sobretudo, viram o monitoramento por meio das câmeras instaladas seja na identificação de alguma ocorrência, como de veículos.

A aluna Sirley Scheffer, concluiu sobre a visita técnica: “Para mim foi muito proveitosa, fiquei muito surpresa com a estrutura, a organização, é um exemplo de comprometimento do governo em todo o suporte técnico e humano nesta operação. Foi esclarecedor e a minha visão mudou em relação a segurança pública”.

Já para a aluna Luciléia Santos, “A visita técnica foi essencial e extremamente proveitosa. Conhecemos o trabalho do CICCR […]. E algo que me chamou muito a atenção foi que ao entrar na sala de atendimento um dos atendentes atendia um caso de violência doméstica e já na sala de despacho e câmera outro atendente com caso de violência doméstica.”.

A visita técnica teve a finalidade de propiciar as mulheres o conhecimento à campo  do CICCR/MT; a interação com as pessoas que operacionalizam o Centro e a vivência do cotidiano deste serviço. 

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Promotoras Legais Populares
28/03/15
Turmas de Promotoras Legais Populares se reúnem para traçar metas de trabalho
26/03/15
Promotoras Legais Populares de Cuiabá são homenageadas
28/02/15
Emoção, autoconhecimento e valoração do trabalho em equipe marcam o útimo dia de aulas da segunda turma do PLP
07/02/15
Promotores e Terapeuta dão aulas para as Promotoras Legais Populares
13/12/14
Promoras Legais Populares tem aulas sobre saúde da mulher e doenças sexualmente transmissíveis
29/11/14
Primeiros socorros, álcool e drogas são temas de palestras no PLP-MT
08/11/14
alunas so PLP têm aulas sobre adoção, previdência social e direito do consumidor
25/10/14
Educação, bullying e assistência social são temas de debate no projeto Promotoras Legais Populares
10/10/14
Promotoras Legais Populares e parceiros realizam seminário
11/10/14
Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente são estudados no PLP
27/09/14
Os diversos formatos de família são debatidos pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
13/09/14
Promotoras Legais Populares estudam Direito de Famíia
30/08/14
Formação socioeconômica do Brasil foi o tema do encontro do Curso de Formação Promotoras Legais Populares de Cuiabá
16/08/14
Organização do Estado e Participação Popular são temas dos trabalhos do Projeto Promotoras Legais Populares
02/08/14
Promotoras Legais Populares de MT estudam a Constituição Federal , os direitos fundamentais e o perfil dos agressores domésticos
26/07/14
O conhecimento dos próprios direitos foi o tema da reunião das Promotoras Legais Populares - MT
07/06/14
Alunas do PLP têm aulas sobre a Lei Maria da Penha com promotora, juíza e defensora pública
30/06/14
A Lei Maria da Penha sob a perspectiva feminista é debatida pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
24/05/14
Lei Maria da Penha é estudada pelas alunas do Projeto Promotoras Legais Populares
17/05/14
Violência de gênero é tema de palestra das Promotoras Legais Populares
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173