Cuiabá, Domingo, dia 19 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Promotoras Legais Populares

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Emoção, autoconhecimento e valoração do trabalho em equipe marcam o útimo dia de aulas da segunda turma do PLP
28/02/15 
Por: Renata Teixeira

 

                No dia 28 de fevereiro de 2015, foi realizado o último encontro da Segunda Turma do Curso de Formação Promotoras Legais Populares – PLP/MT. O encontro foi regado à alegria, descontração e comemoração.

Estiveram presentes a nova Coordenadora da Sala da Mulher, Maria Teresa Marranghello Maluf, que acolheu as alunas parabenizando-as pela disposição em participar do curso e destacou a importância da atuação destas ao multiplicarem os conhecimentos adquiridos para outras mulheres. Em clima de festa, no coffee break, houve  integração entre  alunas, equipe da Sala da Mulher e equipe técnica do PLP.

Com esta energia, a psicóloga e atual Superintendente de Políticas para Mulheres, Isabel Silveira, proferiu a palestra “Despertando o seu potencial”. Isabel trabalhou com as alunas o potencial de tomar decisões, na medida em que todos os dias nos deparamos com a necessidade dessa tomada. Abordou a diferença entre grupo e equipe, destacando ser uma decisão nossa viver como grupo ou equipe nas diversas esferas da vida. Ao contrário do grupo, na equipe tem-se um objetivo em comum; as estratégicas são acordadas; há um relacionamento e vínculos; as habilidades são complementares; há confiança e interesses comuns; existe uma forte comunicação e se constrói a própria sorte. Deste modo, ela enfatizou que as Promotoras Legais Populares devem se constituir como uma equipe.

Isabel enfatizou que fracassar e vencer são um hábito, apresentando assim, alguns hábitos de pessoas fracassadas e vencedoras. Ademais reforçou que os hábitos atinentes ao vencedor são uma decisão. Nesta direção ela convidou as mulheres a realizarem um mergulho, um encontro consigo mesmas, para na sequência dialogarem em dupla sobre essa experiência. Para concluir a Superintendente ressaltou que devemos fazer a diferença no mundo e fechou convidando a turma a cantar a música “Rindo à toa” do Falamansa.

A tarde foi disponibilizado um espaço para discutir a formatura, sendo decidido com a turma o dia; definidas as alunas que serão homenageadas; bem como realizada a escolha das mulheres que prestarão homenagem aos facilitadores do Curso.

Logo após o consultor Joelcirney Santos Klimaschewsk abordou a temática “Oratória e comunicação: fundamentos e técnicas”. Para iniciar ele realizou um alongamento corporal com as mulheres e enfatizou a importância da preparação para a comunicação. Além disso, destacou a necessidade da disposição (de entrega e participação) e aptidão (busca por preparação através de estudos), reforçando que são as pessoas que criam o sucesso das organizações. Joel solicitou que as alunas realizassem uma auto avaliação como oradoras, identificando as habilidades que precisam melhorar e as que necessitam modificar; verificando os hábitos que devem evitar e refletindo sobre o investimento em preparação. Joel pontuou que a oratória se trabalha no dia a dia, ao expressar e ao falar, bem como destacou que comunicar é uma competência que pode ser desenvolvida. Apresentou os elementos da comunicação, sendo 55% corpo, 38% tom da voz e 7% palavras e convidou algumas mulheres a realizarem uma fala, considerando estes elementos. Ele enfatizou os princípios básicos da comunicação como o ouvir e a espontaneidade. Outrossim, descreveu os motivos que geram o medo na comunicação; apresentou as vantagens de se falar em público e realizou alguns exercícios com as mulheres como: terapia articulatória, trava-língua e exercício de ritmo.

O consultor analisou com as alunas frases da canção “Xote da alegria” do Falamansa e refletiu sobre a escolha de nossas decisões, sendo imprescindível saber o que quero como quero chegar e, sobretudo, fazer. Para finalizar Joel chamou atenção para a importância do trabalho em equipe, destacando que “sozinhos iremos falhar e coletivamente conquistaremos metas”

O último encontro da Segunda Turma foi finalizado com “chave de ouro”. Isto é, com a sintonia entre o/as facilitadores/as, o/as quais mesmo tendo abordado assuntos diferentes foram complementares nas suas explanações; com a presença da nova coordenadora da Sala da Mulher, a qual se emocionou com o projeto e o acolheu; com a energia da equipe técnica do PLP, que colhe os frutos do trabalho ao formar mais uma turma; com a alegria e satisfação das mulheres, as quais ao concluir o curso, demonstram disposição em fazer a diferença nas suas comunidades

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Promotoras Legais Populares
28/03/15
Turmas de Promotoras Legais Populares se reúnem para traçar metas de trabalho
26/03/15
Promotoras Legais Populares de Cuiabá são homenageadas
07/02/15
Promotores e Terapeuta dão aulas para as Promotoras Legais Populares
31/01/15
Promotoras Legais Populares visitam a Secretaria de Segurança Pública
13/12/14
Promoras Legais Populares tem aulas sobre saúde da mulher e doenças sexualmente transmissíveis
29/11/14
Primeiros socorros, álcool e drogas são temas de palestras no PLP-MT
08/11/14
alunas so PLP têm aulas sobre adoção, previdência social e direito do consumidor
25/10/14
Educação, bullying e assistência social são temas de debate no projeto Promotoras Legais Populares
10/10/14
Promotoras Legais Populares e parceiros realizam seminário
11/10/14
Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente são estudados no PLP
27/09/14
Os diversos formatos de família são debatidos pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
13/09/14
Promotoras Legais Populares estudam Direito de Famíia
30/08/14
Formação socioeconômica do Brasil foi o tema do encontro do Curso de Formação Promotoras Legais Populares de Cuiabá
16/08/14
Organização do Estado e Participação Popular são temas dos trabalhos do Projeto Promotoras Legais Populares
02/08/14
Promotoras Legais Populares de MT estudam a Constituição Federal , os direitos fundamentais e o perfil dos agressores domésticos
26/07/14
O conhecimento dos próprios direitos foi o tema da reunião das Promotoras Legais Populares - MT
07/06/14
Alunas do PLP têm aulas sobre a Lei Maria da Penha com promotora, juíza e defensora pública
30/06/14
A Lei Maria da Penha sob a perspectiva feminista é debatida pelas alunas do projeto Promotoras Legais Populares
24/05/14
Lei Maria da Penha é estudada pelas alunas do Projeto Promotoras Legais Populares
17/05/14
Violência de gênero é tema de palestra das Promotoras Legais Populares
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173