Cuiabá, Sexta-Feira, dia 17 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Bairros Pela Paz

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Lançado em Cuiabá o Projeto " Bairros pela Paz"
15/05/13 
 

No dia 15 de maio de 2013, às 13h30min na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso ocorreu uma sessão especial em alusão ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, tendo como destaque o lançamento do Projeto “Bairros pela Paz”.
 

O Projeto “Bairros pela Paz” constitui em uma idealização da Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa. Esse projeto tem o objetivo de mobilizar as escolas dos bairros com maior índice de violência contra a mulher para a garantia da proteção das crianças, adolescentes e mulheres.
 

A mesa da sessão solene foi composta pelas seguintes autoridades: o Presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Antônio Azambuja; o Procurador Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso, Dr. Paulo Roberto Jorge Prado; a Promotora de Justiça, Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa; a Secretária Estadual de Cultura e Coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva; a Primeira Dama do Estado do Mato Grosso, Roseli Barbosa; a Juíza de Direito, Ana Cristina Silva Mendes; o Secretário da SETAS, em exercício, Jean Stevan Campos; o Coordenador Estadual do PROERG, Coronel Jaques Lopes da Cunha; a Defensora de Justiça e Presidente do CEDM, Rosana Leite e o Vereador de Cuiabá, Onofre Júnior.
 

O presidente do parlamento estadual em exercício, deputado Antônio Azambuja, realizou a abertura da sessão destacando a importância da soma de esforços no combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, tendo como expressão as parcerias firmadas com o Termo de Cooperação nº 006/2013, o qual dispõe sobre o projeto “Bairros pela Paz”.
 

O lançamento do Projeto “Bairros pela Paz” foi realizado pela Promotora de Justiça, Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, após a exibição do vídeo da campanha de combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A Promotora de Justiça enfatizou a alegria de participar desse evento e destinou esse lançamento a duas mulheres que fazem a diferença: sua mãe Aparecida Rodrigues e sua madrinha Ana Maria Rodrigues, as quais prestigiaram o evento.
 

Lindinalva frisou que o projeto consiste em uma parceria entre os atores que atuam no combate a violência contra a mulher e a violência sexual contra criança e adolescente, os quais unem esforços para a proteção das crianças, adolescentes e das mulheres. Foi esclarecido que o projeto reuni diversos parceiros para atuarem nas escolas dos bairros (Pedra 90, Grande CPA, Altos da Serra, Doutor Fábio, Morada da Serra, Morada do Ouro e Distrito da Guia) durante um ano, levando a informação sobre os direitos e envolvendo os alunos, professores e comunidade. Lindinalva, informou que esse projeto terá como ápice a premiação da melhor redação e frase sobre a temática em questão. Para finalizar sua explanação, Dra. Lindinalva reforçou que a violência deve ser de interesse de toda sociedade e solicitou a participação e envolvimento de todos nesse projeto.
 

Na sequência, os representantes das entidades parceiras, isto é, Ministério Público; Assembleia Legislativa; Governo do Estado; Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Cuiabá, assinaram o Termo de Cooperação.
 

O Secretário da SETAS, em exercício, Jean Stevan destacou os índices alarmantes da violência sexual infanto-juvenil, bem como a necessidade de enfrentamento. Jean aproveitou a oportunidade para propor a extensão do projeto ao município de Várzea Grande.
 

Em seguida a Juíza de Direito, Ana Cristina Mendes, salientou a parceria do Poder Judiciário junto ao projeto, o qual propicia o conhecimento dos direitos em meio a uma sociedade tão carente de esclarecimento e informação. Ana Cristina enfatizou a necessidade de sermos uteis para a sociedade e também defendeu a ampliação do projeto para o município de Várzea Grande.
 

A Coordenadora da Sala da Mulher e Secretária Estadual de Cultura, Janete Riva, ressaltou que durante a execução do projeto autoridades públicas irão às escolas para ministrar palestras e ouvir os anseios da sociedade. Janete convidou os presentes para participarem do manifesto contra o abuso sexual infanto-juvenil a ser realizado no dia 17 de maio às 17 horas na Praça do Porto.
 

Roseli Barbosa, Primeira Dama do estado, destacou que o combate a exploração sexual infanto-juvenil mais que uma missão é um dever de todos. Além disso, pontuou a necessidade de trabalhar com as crianças, bem como, com a família para enfrentar a violência sexual.
 

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Prado, ratificou o dia 18 de maio como o dia de mobilização nacional e internacional no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Paulo evidenciou o levantamento dos bairros com maior prevalência de violência realizado pela equipe do Ministério Público, o qual gerou a proposta desafiadora de atuação nesses bairros, estimulando a realização de denúncia e a redução dos índices. O Procurador-Geral também salientou a necessidade do Conselho Tutelar para o Distrito da Guia, podendo com a parceria dos demais órgãos públicos reverter o cenário de violência sexual que marca o local.

 

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Bairros Pela Paz
17/05/13
Parceiros do Projeto "Bairros pela Paz" fazem manifesto na praça do Porto
15/05/13
Lançamento do Projeto "Bairros pela Paz" recebe apoio de diversas autoridades
13/05/13
Audiência Pública debate pedofilia no Distrito da Guia
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173