Cuiabá, Sexta-Feira, dia 17 de Novembro de 2017
Busca: 
Quem Somos Jurisprudência Promotoras Legais Peças Processuais Livros Projetos e Campanhas Homenagens Agenda Copevid

Bairros Pela Paz

Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Lançamento do Projeto "Bairros pela Paz" recebe apoio de diversas autoridades
15/05/13 
Por: ANDRÉIA MEDEIROS
Fonte: http://www.mpmt.mp.br/conteudo.php?sid=58&cid=61614

 

A partir do próximo mês, seis escolas públicas de Cuiabá - Pedra 90, Grande CPA, Altos da Serra, Doutor Fábio, Morada da Serra e Morada do Ouro - vão receber o projeto “Bairros pela Paz”, que visa ampliar a proteção a mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através da conscientização sobre os valores fundamentais para convivência familiar e comunitária. O lançamento realizado hoje (15), durante sessão especial no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, reuniu diversas autoridades e representantes de entidades não governamentais.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, parabenizou a solenidade e agradeceu aos parceiros empenhados no desafio. Destacou ainda as premiações para cada nível escolar e aos moradores dos três bairros que mais ajudarem na redução dos casos de violência durante o período. Entre os prêmios serão sorteados notebooks, tablets, computadores, celulares, bicicletas e câmeras fotográficas. “Os prêmios buscam estimular a criatividade das crianças. Dessa forma ela vai expor sua visão sobre cada um de nós e todas nossas ações desenvolvidas nesse quesito social”, destacou o procurador-geral.

Na oportunidade, Paulo Prado alertou ainda sobre a necessidade de implantação de um Conselho Tutelar no Distrito da Guia, onde foi verificado um alto índice de violência sexual contra Crianças e Adolescentes. A solicitação foi aplaudida pelos presentes. “Precisamos criar uma estrutura de conselho naquela região. Deixo à reivindicação à Câmara Municipal, nesta oportunidade, representada pelo vereador Onofre Junior”, declarou o procurador.

O lançamento ocorre na Semana de Combate ao Abuso Sexual realizada pelo Ministério Público Estadual em parceria com diversas outras instituições, em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. “O projeto será executado durante um ano em escolas públicas localizadas nos bairros que, de acordo com levantamento do Ministério Público, registram o maior índice de casos de abuso sexual e violência doméstica contra crianças, adolescentes e mulheres em Cuiabá”, informou a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa.

Por inúmeras vezes, o abuso das crianças ocorre dentro do ambiente doméstico, conforme a juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher da Capital. A magistrada parabenizou a iniciativa do Ministério Público diante da importância do projeto. “Realmente é uma oportunidade ímpar. Convivemos com uma sociedade carente e, em muitas situações, as mulheres desconhecem os locais de apoio. O poder judiciário é parceiro e esperamos que muitos outros integrem essa ação”, finalizou a juíza.

A primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, Roseli Barbosa, juntamente com o secretário adjunto de Assistência Social do Estado, Jean Estevan Campos Oliveira, reforçaram o apoio do Governo do Estado ao Ministério Público e reconheceram a necessidade de um trabalho imediato. “A criança vítima pode crescer e se tornar um adulto violento”, disse a primeira dama.

A programação encerra-se na sexta-feira (17), com um manifesto contra o abuso sexual, na praça do Porto, em Cuiabá. O Ministério Público Estadual tem como parceiro no projeto “Bairros pela Paz”: a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, prefeitura de Cuiabá, Câmara de Cuiabá, OAB, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso.

Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Bairros Pela Paz
17/05/13
Parceiros do Projeto "Bairros pela Paz" fazem manifesto na praça do Porto
15/05/13
Lançado em Cuiabá o Projeto " Bairros pela Paz"
13/05/13
Audiência Pública debate pedofilia no Distrito da Guia
PALESTRA EM ENCONTRO NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA
Poderes se unem contra a violência doméstica - Lançamento do Projeto "Homens que Agradam NÃO Agridem"
D2 Comunicação Ltda
Rua 14, nº 125-A, Bairro Boa Esperança, Cep nº 78.068-775, Cuiabá/MT CNPJ 08.604.523/0001-59. Fone: (65) 9998-9173