Na manhã do dia 21 de setembro de 2017, a empresa Unimed Cuiabá, convidou o Projeto “Homens que Agradam Não Agridem”, para participar da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
Na empresa Unimed Cuiabá, o projeto foi desenvolvido por meio de palestras e debates apresentados e coordenados por Christina Mendonça (psicóloga), Fernanda Denadai (psicóloga) e a Assistente Maite Fernandes Ribeiro e contou ainda, com o apoio técnico do Servidor Luiz Mário Magalhães de Souza.
Frente a um público de aproximadamente 40 colaboradores, a equipe abordou questões relativas a cultura machista, a naturalização da violência, violência de gênero, explicou as finalidades da Lei Maria da Penha e o dever que todos têm de respeitá-la.
Foi desenvolvida uma roda de conversa e debates acerca dos vários tipos de violência contra a mulher, que pode ser física (qualquer ato contra a integridade física ou saúde corporal da vítima), psicológica (qualquer ato que cause prejuízo psicológico, dano emocional e controle de comportamento da mulher), sexual (forçar a mulher presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada. Impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçá-la a gravidez, aborto ou prostituição), patrimonial (destruição de bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho) e moral (calúnia, injúria e difamação).
A Analista de Qualidade Cristiny Celis Santana, ao final do desenvolvimento do projeto, declarou que o motivo de ter convidado o projeto foi para “aproveitarmos a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, para abordar esse tema de suma importância. Para orientar nossos colaboradores devido ao grande numero de casos quem vem aumentando em nossa sociedade, no sentido de trazer conhecimento e informação de como proceder em caso desse tipo de violência, a quem recorrer e trazer momento de reflexão. A palestra foi muito interessante, as informações foram relevantes, contribuindo para interação dos colaboradores. A Unimed agradece imensamente a Dra. Fernanda, Dra. Christina e Dra. Pamela e toda a equipe do Ministério Público”.
O Conferente Edgar de Souza Brandão Junior, também expressou seus comentários acerca da palestra: “Uma palestra produtiva e interessante, vez que são situações que tem acontecido diariamente em todos os lugares. Parabéns à equipe”. |