A Promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues participou na tarde dessa terça-feira (20) de uma audiência pública para discutir políticas públicas que objetivam a redução dos casos de violência contra a mulher no estado, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Participaram do debate, requerido pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), além da Promotora de Justiça que representou o Ministério Público Estadual, representantes do Poder Judiciário, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defensoria Pública.
Deputado Guilherme Maluf apontou como motivo mais relevante para a realização da audiência pública os dados alarmantes de violência contra a mulher registrados em Mato Grosso, tendo em vista que em levantamento divulgado pelo site G1 baseado em dados da Corregedoria do Estado, apontam Mato Grosso como o estado que tem a maior taxa de feminicídio (quando a mulher é morta por conta do seu gênero) do país.
A promotora de justiça Lindinalva Rodrigues, ressaltou que é preciso criar em Mato Grosso a "Patrulha Maria da Penha" com policiais destacadas para atender vítimas de violência doméstica e garantir o cumprimento das medidas protetivas que beneficiam essas mulheres em risco. Ela também defende o funcionamento ininterrupto das delegacias especializadas, além da reestruturação das delegacias que estão abertas hoje, as reforçando com psicólogos e assistentes sociais.
Lindinalva ainda apontou a dificuldade de proteger as mulheres que convivem com dependentes químicos agressivos e que as roubam, sendo necessário fornecer o tratamento adequado a esses agressores para que possam sair do vício e poder conviver harmoniosamente com sua família, e atualmente, não há para onde encaminhá-los.
|